Telefones para Contato
ITAJAí (47) 3348-7008 (47) 99985-7008
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
TAB Imóveis

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos
Busca Inteligente

Blog » Consultor imobiliário e corretor de imóveis é a mesma coisa?

Publicado na Quarta, 06 de novembro de 2019, 15h39
Consultor imobiliário e corretor de imóveis é a mesma coisa?

Tem muita gente por aí achando que corretor e consultor imobiliário é a mesma coisa, porém a fim de desmistificar essas duas profissões, vamos trazer algumas diferenças nesse artigo.

É fato que o mercado imobiliário vem crescendo e muito de uns anos pra cá e, devido a isso, muitas funções como a consultoria imobiliária tem aparecido, pois é preciso suprir as demandas.

É comum as pessoas que não entendem acharem que consultor imobiliário é apenas um nome “bonito” que é dado ao corretor de imóveis, porém não é isso que acontece. Eles têm algumas funções parecidas, mas ao mesmo tempo, também tem atuações diferentes.

 

Entendendo as diferenças entre corretor e consultor de imóveis

 

Quando queremos comprar um imóvel, a primeira pessoa que vamos a busca é do corretor. Ele é o profissional responsável por apresentar aos possíveis compradores as opções de imóveis à disposição, por isso é ele que está diretamente ligado ao mercado imobiliário de forma prática.

O corretor também precisa ter conhecimento para se relacionar com o cliente, para fazer a negociação e, ainda, entender de forma profunda todos os trâmites que envolvem uma transação imobiliária.

Sem contar que a parte de assistência aos clientes durante o período de visitação aos imóveis também está sob sua responsabilidade.

Além disso, o corretor deve avaliar os imóveis, a localização deles e a arquitetura bem como os pontos fortes da casa ou do apartamento que está vendendo e cuidar das demandas mais burocráticas que envolvem a comercialização, ou seja, contratos e certidões.

Já o consultor imobiliário que também pode ser chamado de consultor de imóveis é quem faz a parte mais teórica que existe dentro do mercado imobiliário.

É esse profissional que deve estar antenado as tendências e, ainda, fazer as pesquisas de imóveis, analisando e estimando quais são as oportunidades que estão surgindo e/ou que podem aparecer.

Não entendeu? A consultoria imobiliária é que vai falar para o cliente se esse é ou não o melhor momento para efetuar uma compra ou venda de qualquer tipo de imóvel.

Isso é possível, porque ele detém uma visão externa e mais abrangente do que o corretor de imóveis deve ter. Por isso, é que podemos afirmar que as duas profissões se complementam.

O consultor imobiliário deve possuir habilidades tanto estratégicas quanto lógicas, porque ele vai trabalhar prestando serviço para corretores, clientes, imobiliárias e construtoras.

O profissional deve ser capaz de executar previsões de curto e médio prazo, pois essas orientações é que vão determinar as decisões tomadas por seus clientes. Isso tudo, é entregue a quem contratou o trabalho em um relatório.