Adquirir seu próprio imóvel é o desejo de muitos brasileiros, visto que o aluguel é considerado uma despesa alta no orçamento mensal de boa parte das famílias. Então, estar livre dessa conta é considerado um grande alívio para o bolso de muitas pessoas. Contudo, é importante lembrar que nem sempre comprar um apartamento é a melhor alternativa quando comparado ao aluguel. Afinal, em diversos casos, a compra pode sair mais cara do que a própria manutenção de um imóvel alugado.
Atualmente muitas pessoas dizem então, que comprar um imóvel não é um bom negócio. E por essa questão estar muito em alta nos dias de hoje, resolvemos fazer um post para tirar todas as suas dúvidas sobre compra ou locação de apartamento. Quer saber qual realmente vale a pena? Então, vamos lá!
Quais são as vantagens e desvantagens?
Antes de comprar ou alugar seu imóvel você precisa analisar as vantagens e desvantagens de cada um. Veja abaixo quais são elas:
Comprar um apartamento
Uma das principais vantagens de comprar seu apartamento é a segurança. Afinal, você terá um lugar próprio para construir sua vida, tendo liberdade para reformar, alterar os ambientes, mudar a decoração e também realizar melhorias a fim de valorizá-lo. Além disso, aqueles que optam por comprar um apartamento ainda podem adquirir móveis planejados sem ter a preocupação de perder dinheiro quando realizar a mudança. Por outro lado, quando o apartamento é seu, você pode vende-lo e incluir os gastos dos móveis no valor.
Entretanto, comprar um apartamento pode causar um grande rombo em seu orçamento, quando não são analisados todos os fatores, como juros de financiamento, taxas, impostos, etc. Além disso, todo o problema que surgir será responsabilidade do dono.
Sendo assim, a compra de um imóvel é ideal para aqueles que possuem vida financeira e carreira estáveis e bem estruturadas.
Alugar um apartamento
Ao optar pelo aluguel você não está preso a um imóvel, podendo mudar-se rapidamente e quando desejar, economizar com despesas mensais e ainda não se preocupar com desvalorizações eventuais.
Além disso, as reformas ficam sob responsabilidade do proprietário ou de ambos, e o inquilino não precisa arcar com todas elas de uma reforma ou reparo que aconteceria, caso o imóvel fosse seu.
No entanto, aqueles que optam pelo aluguel ficam à mercê de fatores como proibição de animais, variação do preço do aluguel, venda do imóvel e a necessidade de encontrar outro lugar de última hora, etc.
Portanto, o aluguel é recomendado para aqueles que não possuem a quantia necessária para comprar um imóvel, para quem não tem muitos planos para o futuro em relação à família, deseja mudar de país e esta é apenas uma mudança temporária.
Como fazer as contas?
Para escolher entre comprar ou alugar um apartamento, você precisa avaliar quais serão os custos de cada um.
Por isso, analise custos mensais de um aluguel, considerando despesas com água, luz, gás, condomínio, IPTU, e em alguns casos seguro-fiança ou depósito caução. Depois, faça o mesmo com os custos ao decidir comprar um imóvel, avaliando o pagamento do financiamento, custos com água, luz, gás, condomínio, reformas, taxas, impostos, entre outros.
Em seguida, basta comparar ambos e lembrar de considerar por quantos anos sua renda irá ficar comprometida, caso opte pelo financiamento. Agora, caso não queira assumir essa responsabilidade e prefira comprar um apartamento à vista, você pode pagar um aluguel e economizar o valor que pagaria no financiamento ou metade dele.
Alugar ou comprar um apartamento: Qual a melhor opção?
Bom, se você ainda não percebeu, vamos deixar claro: Não existe melhor ou pior opção. Tudo irá depender de seus sonhos, planos e condições financeiras. Então, se você não tem o sonho da casa própria, basta optar pelo aluguel. Agora, caso queira ter um apartamento para chamar de seu, mas não quer comprometer sua renda, alugue um imóvel e invista suas economias. Com o tempo você poderá comprar um apartamento à vista.
Sendo assim, o que recomendamos é criar metas financeiras, pessoais e profissionais. Com isso, você será capaz de criar um bom planejamento e entender o que realmente deseja para sua vida. Como falamos, se prefere estabilizar-se em uma cidade e ter uma família, invista na compra de um imóvel. Agora, se isso não está nos seus planos, o aluguel também é uma boa opção.
Todavia, independente de sua escolha, o ideal é contratar uma imobiliária de confiança para ajudar a encontrar o apartamento ideal. Isso porque, ela possui maior conhecimento de mercado e experiência, facilitando todo o processo para você. Lembre-se que ela irá avaliar as melhores opções, estudando a localização, os benefícios do imóvel, assim como suas necessidades, gostos e orçamento. Unindo todos esses fatores, ela irá agilizar todo o processo, sem você precisar se preocupar e ter dores de cabeça, deixando sua escolha ainda mais leve e tranquila.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!