Ainda que muitos desejem deixar a cidade para viver no campo, essa opção pode não estar disponível para grande parcela das pessoas. O estilo rústico tem um acabamento simples, mas muito marcante, deixando o ambiente confortável e aconchegante para seus usuários, não se limitando apenas às fazendas e casas de campo. Se você já conhece e deseja incluir esse estilo em sua casa ou apartamento, e está um pouco perdido, não deixe de ler o post de hoje! Afinal, é comum surgirem dúvidas sobre ele, visto que se misturar muitas texturas, cores e objetos decorativos o ambiente pode ficar bagunçado, não atingindo seu objetivo. E então, vamos lá?
O estilo rústico e suas características
O estilo rústico é a combinação de elementos naturais e estruturas expostas, mas vamos entender melhor todas as suas características:
Madeira
Ela é a base desse estilo de decoração, mas não necessariamente precisa estar apenas nos móveis. Deixe-a presente nas vigas do teto, forro, piso ou revestimento da parede. Inclusive, para deixar o ambiente ainda mais rústico, você pode utilizar madeiras de demolição sem acabamentos, ou para espaços sofisticados, utilize a madeira com polimento.
Revestimentos
Os revestimentos mais presentes no estilo rústico são os tijolinhos à mostra, materiais sintéticos que imitam materiais como madeira, pedra e couro, e também o cimento queimado. Eles podem ser utilizados tanto no chão, quanto nas paredes.
Tijolo exposto
Como falado, o tijolinho exposto está muito presente na decoração rústica, podendo construir uma parede com ele, ou utilizar os revestimentos que imitam esse tipo de material. Caso esteja procurando um imóvel, confirme com sua imobiliária se é possível realizar reformas no ambiente para que ela encontre o ideal para você.
Móveis antigos
Móveis antigos e de madeira maciça podem ser muito bem aproveitados nesse estilo de decoração. Mas, cuidado! Utilizá-los em excesso pode deixar o ambiente pesado e prejudicar todo o espaço.
Objetos
Para completar sua decoração, não se esqueça de objetos que lembrem a natureza e vida no campo, como plantas, pedras, tecidos naturais, peças de barro, bambu, madeira, entre outros. Aposte em objetos simples e evite utilizar itens de vidro acrílico ou inox para não misturar os estilos, a não ser que esse seja seu desejo.
Lembre-se que, o imóvel é seu e você pode decorá-lo da maneira que quiser. Portanto, caso não queira que o ambiente seja totalmente rústico, você pode mesclar com estilos, como o industrial por exemplo.
Como incluir o estilo rústico no seu imóvel
Sala
A sala de jantar e a sala de estar, em grande parte dos casos, são os ambientes mais utilizados para receber visitas, então mudar um pouco a decoração pode ser uma boa opção. Se sua decoração atual é mais moderna, você pode apostar em revestimentos de madeira, ou até mesmo em papeis de parede que imitam os tijolinhos por exemplo. Além disso, o couro também é um ótimo elemento, podendo ser utilizado nos sofás e almofadas, deixando o ambiente ainda mais aconchegante. Não se esqueça que você não precisa utilizar apenas tons escuros. Tons claros como areia e cinza combinados com itens e móveis de madeira também formam uma boa combinação.
Quarto
Para o quarto, você pode apostar em cabeceiras de madeira e até mesmo incluir um espelho com moldura de madeira de demolição. Além disso, utilizar tons neutros na parede, com piso que imita madeira e móveis rústicos também são uma ótima opção. Principalmente se você ainda está à procura de uma casa ou apartamento com sua imobiliária e ainda não comprou todos os itens necessários.
Varanda
Esse ambiente também é muito utilizado para receber visitas, mas é ótimo para relaxar. Aposte em tons mais quentes tanto nos revestimentos das paredes, quanto no piso. Já os objetos, quando são de madeira, ferro e cobre, formam o ambiente ideal para relaxar e se divertir. Além disso, aposte no verde das plantas para complementar sua decoração, visto que remetem à vida no campo.
Cozinha
Como falamos, você ainda pode misturar o rústico com o industrial. Em uma cozinha, o piso de cimento queimado, junto às paredes com um revestimento que imita tijolinhos brancos, quando combinada a móveis de madeira de demolição tornam o ambiente leve, moderno e ainda remetem à tranquilidade do campo. Combinar com eletrodomésticos contemporâneos de inox não irá deixar sua cozinha totalmente moderna, podendo aproveitar o melhor dos dois estilos.
E aí, gostou das dicas? Para organizar melhor todas as ideias que você teve com esse post, recomendamos que você anote tudo em um papel em ordem de prioridade. Por exemplo, explique para a imobiliária que o imóvel a ser procurado pode ter elementos rústicos. Contudo, caso não tenha, deixe claro que a casa ou apartamento deve permitir reformas para quando você se mudar. Assim, ela será capaz de encontrar o lugar ideal atendendo todas as suas necessidades, gostos, e claro, seu orçamento.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!