Ainda que você não goste de cozinhar, é impossível negar que a cozinha é um ambiente essencial em casas e apartamentos. Independente de seu tamanho, ela deve possuir boa estrutura para atender suas necessidades, visto que atualmente não é mais um espaço isolado da casa, mas sim um lugar de convivência, sendo em muitos casos, um ambiente integrado com a sala.
Com as cozinhas se tornando o centro da casa, a necessidade e o desejo de decorar ou reformar esse espaço se tornou ainda maior. Contudo, com tantas opções disponíveis é preciso ter um bom planejamento para não se perder no meio do caminho e acabar desembolsando um valor maior que o esperado. Sendo assim, no post de hoje vamos passar todas as dicas para que você possa transformar sua cozinha.
Planejamento
O primeiro passo é criar um planejamento para sua redecoração, mesmo que você não pense em realizar grandes reformas. Isso porque, ele será o responsável por guiar todo o processo, evitando com que você realize desvios que pense ser necessários e acabe gastando mais do que o planejado. Tenha um objetivo claro e sinalize o que você realmente precisa e deseja redecorar, como móveis, pisos, paredes, entre outros. Além disso, tenha um cronograma para seguir, pois assim fica mais fácil finalizar sua decoração em menos tempo.
Aproveite os pontos de hidráulica
Se você ainda está avaliando seu imóvel junto à imobiliária, o ideal é identificar os pontos de hidráulica disponíveis para realizar um projeto sólido e evitar mais gastos na obra. O recomendado é evitar mover tubulações ou tomadas, tornando os eletrodomésticos e móveis adaptáveis a elas. Agora, se você já é residente do local e quer apenas redecorar sua cozinha, essa dica deve ser ainda mais importante para evitar gastos desnecessários.
Personalidade
É muito importante que a cozinha tenha o estilo e atenda as necessidades de seu dono. Por exemplo, por que alguém que não gosta de cozinhar teria equipamentos caros e de alta tecnologia? Dificilmente eles seriam utilizados, sendo um gasto totalmente desnecessário. Por isso, tenha em mente as cores que gosta, o que mais utiliza na cozinha, o que não utiliza, ideias que ache interessante, entre outros. Com isso, será possível deixar o ambiente do jeito que você quer, e não de acordo com os gostos de outras pessoas.
Funcionalidade
Para ser útil, uma cozinha precisa ser funcional. Para isso, avalie sua rotina, se você gosta ou não de cozinhar, se costuma reunir os amigos no fim de semana, se possui filhos, entre outros. Independente de seu estilo de vida, a cozinha precisa atender a ele, e não apenas ser bonita. Uma cozinha simples exige pia, fogão, geladeira e armário para armazenar os alimentos, panelas e outros itens. Outros objetos e eletrodomésticos são complementos apenas, mas que devem ser utilizados e organizados de forma inteligente.
Cores certas
Ao ter em mente sua personalidade, é preciso avaliar o estilo de sua cozinha. Se deseja um espaço sofisticado, aposte em cores como branco, azul escuro ou preto, com detalhes em dourado, por exemplo. Mas, ainda é possível deixar sua cozinha mais moderna, utilizando itens em inox combinados com piso em madeira. Agora, se você ainda está em dúvida, o ideal é utilizar tons neutros e claros nas paredes e móveis, visto que são fáceis de combinar com os outros itens disponíveis.
Tenha um ponto de destaque
Tenha um elemento de decoração que chame a atenção, como um revestimento, eletrodomésticos em inox, detalhes coloridos, um quadro, luminária, banquetas, ou qualquer item que você goste. Isso porque, ao escolher um objeto, você já consegue transformar o ambiente e focar os olhares para esse detalhe, realizando uma decoração simples e eficaz.
Pisos
Dê preferência para pisos laminados ou vinílicos, visto que, além de possuírem maior custo-benefício, são feitos com materiais de alta qualidade, durabilidade e resistência. Eles são mais fáceis de limpar, um fator de extrema importância, principalmente quando falamos sobre cozinhas. São diversas opções de texturas, e você pode escolher a que mais se adequar aos seus gostos.
Prateleiras
Caso não esteja disposto a investir em móveis planejados, ou até mesmo já os possua e precise de mais espaço, o ideal é apostar em prateleiras. Além de ser uma decoração mais rústica, você pode utilizá-las na parede da pia e incluir também elementos decorativos. Inclusive, utilizar escorredores de louça modernos de metal pode ser uma forma de decoração também.
E então, gostou das dicas? Ao possuir um bom planejamento e cronograma é possível alcançar ótimos resultados, sem precisar desembolsar muito dinheiro. Lembre-se que antes de adquirir seu imóvel, o ideal é avaliar o espaço junto à imobiliária para verificar se a cozinha disponível irá atender suas necessidades ou se será necessário realizar reformas. Por fim, foque sempre em seus gostos e na funcionalidade do ambiente, pois assim, além de uma cozinha esteticamente agradável, você irá possuir um espaço prático para realizar suas atividades rotineiras.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!