Se existe um móvel considerado indispensável em uma casa ou apartamento, esse é o caso do sofá. Além de ser extremamente versátil, podendo desempenhar diferentes funções, desde acomodar a família e visitas, e até servir de cama em dias chuvosos ou para hóspedes, ele ainda tem uma função estética, podendo deixar o ambiente ainda mais aconchegante e confortável. E não para por aí, pois o sofá também pode servir para delimitar o espaço no ambiente em relação aos demais móveis, servindo como base para o posicionamento da mesa de centro, poltronas, tapete, rack, etc.
Sendo assim, escolher o sofá de sua sala é uma tarefa importante, mas que sabemos que pode causar dúvidas. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber para escolher esse móvel sem estresse.
1. Escolha e avalie o espaço que irá incluir o sofá
O primeiro passo é escolher o local em que ele será usado, como sala de estar, sala de TV, quarto de hóspedes ou escritório. Isso porque, o tipo de ambiente irá influenciar diretamente no tipo de sofá e finalidade. Por exemplo, um sofá para sala de TV deve ser macio e profundo, enquanto esse mesmo sofá não seria indicado para a sala de estar. Uma boa dica, caso esteja em busca de um novo imóvel junto à imobiliária, é informar quais são suas necessidades de espaço e assim que decidir qual será seu novo lar, já tirar as medidas para sair em busca do sofá perfeito.
2. Opte por um modelo baseando-se em utilidade e não apenas beleza
É preciso também pensar em como você irá utilizar o sofá em seu dia a dia e não apenas em sua estética. Isso quer dizer que, ainda que você encontre um modelo bonito, precisa avaliar se ele irá servir para sua finalidade. Lembre-se que cada modelo irá desempenhar uma função específica. Por exemplo, o sofá retrátil ou reclinável é mais confortável e adaptável. Já o sofá fixo é mais simples e tradicional, sendo facilmente inserido em diversos tipos de ambiente. Agora, o sofá cama, principalmente para quem mora em imóveis compactos é um ótimo investimento, pois existem diversos modelos extremamente confortáveis nos dias atuais.
3. Determine o tamanho ideal do seu sofá de acordo com o espaço
O tamanho do sofá deve ser escolhido para que se encaixe em seu espaço, sendo necessário, como falamos anteriormente, medir todo o cômodo e criar uma planta baixa com os móveis que deseja combinar. Considere no mínimo 60 centímetros livres de cada lado do sofá, além de um espaço de circulação entre os demais móveis. Caso more em uma casa ou apartamento pequeno, evite sofás com profundidade maior que um metro, optando por modelos com pés aparentes, pois fornecem sensação de leveza.
4. Atente-se ao tecido e espuma do móvel
Ambos os fatores fazem toda a diferença, sendo que a escolha vai de acordo com seu gosto e estilo. Em relação a espuma, considere sempre o peso de quem irá utilizar o sofá com frequência. De maneira geral, assentos entre D28 e D33 são os mais comuns, visto que oferecem firmeza e conforto. Em relação ao revestimento, é preciso deixar claro que ele também deve estar ligado ao uso. Ou seja, por mais que tecidos como suede, couro, linho cotton e linho poliéster atendam grande parte das pessoas, eles podem não ser a melhor opção para quem tem crianças ou pets em casa, sendo mais recomendados tecidos tipo loja ou jeans em cores escuras.
5. Escolha a cor do estofado
A escolha da cor também é importante, pois será determinante para a harmonia do espaço e irá depender do destaque que você deseja dar à peça. Tons escuros escondem melhor a sujeira e manchas, combinando bem com um tapete claro para criar um contraste e destacar o sofá. Avalie também a cor do piso e das paredes, pois caso sejam claras, você pode usar tons escuros ou claros, mesclando com texturas naturais e cores vibrantes. Caso opte por estampas ou sofás coloridos, escolha cores neutras para não enjoar da decoração.
6. Defina um orçamento e comece a pesquisa
Por fim, pelo fato de existir grande variedade de modelos de sofá, é importante definir um orçamento entre uma faixa considerável de preços. O ideal é pesquisar modelos disponíveis no mercado para encontrar um que se encaixe em seu orçamento, pois assim você não irá extrapolar os gastos e ainda economiza tempo. Afinal, não irá precisar perder tempo com modelos que estejam fora da faixa estipulada. Lembre-se de manter a mente aberta para adequações!
Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de escolher um sofá incrível para sua sala de maneira simples e sem estresse. Não se esqueça de comparar o sofá com o restante dos móveis disponíveis para que você tenha uma decoração harmônica em seu imóvel.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!