Colonizada por açorianos, alemães e italianos, Itajaí é uma cidade litorânea localizada no centro-norte de Santa Catarina, sendo banhada pelo Oceano Atlântico e pela margem esquerda do Rio Itajaí-Açu. Toda essa mistura de etnias promoveu a Itajaí uma história de muito trabalho, boa gastronomia e população acolhedora. Vale lembrar ainda que a cidade abriga o segundo mais importante porto de carga do país, rendendo bons números econômicos para a região.
Seja para passeio ou a trabalho, a cidade cercada por morros cobertos de Mata Atlântica atrai diversos turistas e até mesmo moradores para a região. Por isso, no post de hoje vamos dar as melhores dicas sobre o que fazer em Itajaí.
Essa é a primeira praia situada após o molhe da barra do rio Itajaí. Ela é excelente para quem gosta de praticar esportes, como o surf, devido às ondas. Além disso, possui boa infraestrutura com quiosques à beira-mar, chuveiros, estacionamento e uma visão única do encontro do rio Itajaí com o Oceano Atlântico. No canto esquerdo da Praia do Atalaia está localizado o molhe e no direito a Pedra do Bico do Papagaio.
Esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Itajaí. Uma grande pedra, mas que possui um formato diferente, parecido com uma cabeça de papagaio, dando origem a seu nome. O local recebe muitos visitantes que querem tirar fotos da Pedra, mas além disso, a vista da praia é incrível possibilitando observar a imensidão do mar por quanto tempo desejar.
Com aproximadamente 700 metros de extensão, a Praia de Cabeçudas possui águas calmas e tranquilas. Por esse motivo é ponto de encontro de muitas famílias e crianças. É possível encontrar restaurantes no local que servem em sua grande maioria pratos a base de peixes e frutos do mar. Em sua extremidade direita está localizado o Morro do Farol, que possui uma ótima visão para o mar e ideal para fazer trilhas.
Ele foi inaugurado em 1917 e era o centro do comércio de secos e molhados, de peixes e o ponto de encontro de comerciantes da cidade. Em 2017 o local foi revitalizado, tornando-se um ótimo ponto para passear, visto que é charmoso e ainda oferece restaurantes e lojas de artesanato. Logo ao lado está o Mercado do Peixe, sendo possível comprar o peixe para os restaurantes próximos realizarem o preparo.
Esse é um casarão de 93 anos em que está localizado desde 1982 o Museu Histórico de Itajaí, mas sua primeira função foi abrigar a Prefeitura e a Câmara Municipal. O local possui um acervo de mais de 2 mil peças organizadas por seções que contam a história da cidade. Sua arquitetura em art-nouveau encanta a todos que por ali passam.
Localizado no pontal norte da Praia Brava, o Canto do Morcego é um local bonito e preservado e está entre dois altos morros, sendo considerado paradisíaco. Seu acesso é feito por meio de uma trilha pelo Morro do Farol ou pelas areias da Praia Brava quando a maré está baixa. O local é extremamente preservado, mostrando o equilíbrio entre o homem e a natureza, assim como a possibilidade de um turismo mais sustentável.
Localizado bem no centro da cidade, o Morro da Cruz possui 180 metros de altura, oferecendo uma vista panorâmica incrível da cidade de Itajaí e suas vizinhas. É possível também observar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, o movimento dos navios em direção ao porto, o estádio de futebol Hercílio Luz e toda a encosta litorânea. Vale lembrar que no local está o restaurante Castelo Montemar, que foi construído com pedras no estilo medieval.
Do Píer Turístico de Itajaí e do Terminal de Cruzeiros Guilherme Asseburg é possível observar os imensos transatlânticos que atracam no verão com turistas de todas as nacionalidades para conhecer a cidade e sua região. Ele foi inaugurado em 2001 e já recebeu mais de 40 navios. Ele é o único terminal exclusivo para transatlânticos do país e o único da região Sul que possui infraestrutura alfandegária completa.
Essa praia é conhecida por todo o país e está bem próxima à vizinha Balneário Camboriú. Ela abriga grande quantidade de pessoas na alta temporada e oferece uma infraestrutura completa, com casas noturnas e restaurantes. A Praia Brava costuma atrair muitos surfistas, visto que o mar é agitado.
Então, como você viu, há muito o que fazer em Itajaí. Independente se estiver apenas turistando ou de mudança, vale a pena dar uma passada em cada um dos locais citados aqui. Por fim, caso esteja à procura de um imóvel para temporada ou moradia, não se esqueça de encontrar uma imobiliária para tornar o processo mais rápido e simples.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!