Administrar as contas domésticas é uma tarefa muito importante, mas não é nada fácil. Em tempos de crise econômica, a situação é ainda mais tensa.
Quando estiver difícil aumentar as receitas, a solução então será diminuir as despesas. Mesmo aquelas que não sejam possíveis cortar, é possível ao menos reduzir. A conta de luz é um bom exemplo nas casas em Balneário Camboriú. Não podemos viver sem a energia elétrica, mas podemos minimizar os gastos e economizar um pouco mais.
Este artigo traz dicas importantes de como economizar luz.
Dicas importantes para economizar energia elétrica
Muitas pessoas se perguntam como economizar energia elétrica, mas bastam simples atitudes e os gastos podem ser reduzidos.
1. Utilize a iluminação natural ao máximo
Sair de um cômodo e deixar as luzes acesas é um grande desperdício. Mas acendê-la sem necessidade também é.
Muitas vezes não aproveitamos bem a luz natural e acabamos gastando energia desnecessariamente.
Uma dica importante é fazer uso de cortinas translúcidas. Elas permitirão que a luz passe, mas sem perder a privacidade. Vidros e espelhos também auxiliam a refletir uma maior luminosidade. A instalação de claraboias em barras como escadas e corredores também proporcionam uma luminosidade maior.
2. Use lâmpadas de LED
As lâmpadas incandescentes consomem bem mais energia, por isso prefira as de LED. As fluorescentes também consomem menos, porém as lâmpadas de LED duram cerca de três vezes mais e consomem ainda menos que as fluorescentes.
3. Retire os equipamentos da tomada
Parece um detalhe simples deixar os equipamentos no modo stand by, ou seja, com aquela luzinha acesa. Porém, todas essas luzes acesas consomem uma energia significativa que pode deixar sua conta ainda mais cara.
Portanto, se não estiver usando, retire os equipamentos da tomada.
4. Tenha cuidado na hora de usar o chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é um grande vilão, perdendo apenas para o ar condicionado.
Por isso, além de reduzir o tempo no banho, o ideal é manter a chave do chuveiro na posição “verão”. Além de manter a fiação elétrica e a resistência sem gambiarras. Com isso, é possível economizar 30% no valor da conta de energia.
5. Troque equipamentos e eletrodomésticos
Alguns modelos antigos de eletrodomésticos consomem mais energia elétrica, principalmente geladeiras e ar-condicionado.
Atualmente esses equipamentos possuem um selo de consumo de energia da Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Além disso, é possível obter informações no site do Programa.
Outra opção importante é trocar forno e fogão elétrico por um a gás de cozinha. Esses equipamentos elétricos costumam consumir bastante energia. Por isso, para quem cozinha diariamente e várias vezes ao dia, o ideal é trocar esses dois eletrodomésticos por um único fogão a gás.
6. Reduza a troca de calor da geladeira com o ambiente
A geladeira consome energia para reduzir o calor dentro dela e manter a temperatura em seu interior. Isso significa que quanto mais a geladeira é aberta, maior será o consumo de energia elétrica.
Por isso, é importante também checar toda a vedação das portas da geladeira, principalmente as borrachas.
Ao fazer uma receita, pense em todos os itens e os retire de uma só vez para não ficar abrindo e fechando várias vezes.
Evite guardar panelas e vasilhas quentes na geladeira.
A geladeira deve ficar afastada da parede cerca de 10 a 15 cm.
Através deste artigo foi possível entender como economiza energia elétrica em casa. Se essas dicas forem seguidas, será possível notar uma diferença no valor da conta de luz no fim do mês.
Quando pensamos em economia de energia não pensamos somente na redução de gastos, mas também no impacto ambiental positivo que essa economia trará.
E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias de nosso Blog.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.