Ainda que seja para poucos, o mercado de luxo é um dos que mais cresce no mundo e no Brasil isso não é diferente. Inclusive, de acordo com uma matéria do Valor Econômico, nosso país foi onde o setor de luxo menos sofreu na pandemia. O luxo no Brasil é percebido desde sempre, mas foram nos últimos 20 anos que os investidores começaram a operar no país de maneira mais organizada e consistente. Além disso, é importante lembrar que sempre existe algum tipo de manifestação do luxo com diversas atividades, do chocolate à moda, do turismo à gastronomia, do hotel ao avião e, obviamente, do apartamento e da casa. A projeção é que o mercado imobiliário de luxo tenha alta de mais de 20% no Brasil até 2023, sendo essa uma ótima oportunidade de investimento. Portanto, acompanhe o post de hoje até o fim e saiba quais são as cidades mais luxuosas do país.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Localizada no litoral norte do estado, a cidade de Balneário Camboriú é bem nova, mas seu desenvolvimento foi exponencial. Hoje, o município é referência quando falamos de segurança, qualidade de vida e, claro, muito luxo. Responsável por abrigar 8 dos 10 maiores arranha-céus do país, ela ainda conta com belezas naturais e investimentos constantes em infraestrutura e melhorias. Um apartamento Balneário Camboriú é um verdadeiro investimento com altos ganhos, especialmente se você procura luxo. Inclusive, os imóveis em Balneário Camboriú vêm se valorizando cada dia mais e a projeção é que o valor do metro quadrado aumente 20% com a conclusão da obra do alargamento da faixa de areia da Praia Central.
Niterói, Rio de Janeiro
Niterói, ao contrário de seu vizinho Rio de Janeiro, conseguiu se desenvolver de maneira sustentável e por meio de um planejamento bem elaborado. O município é exemplo em segurança, além de possuir um forte setor empresarial, ser o centro financeiro do estado, contar com muita natureza e abrigar boas universidades. Mas, vale ressaltar ainda, que Niterói possui diversas residências de luxo, sendo muito procurada por investidores desse mercado.
Goiânia, Goiás
Goiânia é uma cidade jovem, conhecida por contar com imóveis, parques e centros comerciais e de lazer construídos e desenvolvidos dentro de condições melhores, ou seja, mais adequadas às necessidades da população. Morar nos bairros nobres de Goiânia é sinônimo de conforto, praticidade, restaurantes renomados, opções de lazer de alto padrão e qualidade de vida. Os mais procurados e nobres são Setor Bueno, Setor Marista, Setor Nova Suíça e Setor Sul.
Curitiba, Paraná
Curitiba é a cidade modelo, possuindo 52 metros quadrados de áreas verdes por habitante sendo que o recomendado pela OMS é de 36 metros quadrados. Além disso, sua economia se baseia em corporações, inclusive multinacionais, sendo também Polo de Inovação Tecnológica do Brasil. Com muito luxo para oferecer, os bairros mais nobres da cidade são Ecoville, Vila Izabel, Água Verde, Batel e Campina do Siqueira.
Brasília, Distrito Federal
Brasília foi a primeira cidade planejada do país e isso promoveu diversos benefícios para seus moradores. Com infraestrutura de excelente qualidade, modernidade, segurança e uma das rendas per capita mais altas do Brasil, a cidade é um dos pontos mais interessantes para o mercado de luxo, seja imobiliário ou de qualquer outro nicho.
São Paulo, São Paulo
São Paulo é considerada a capital financeira do Brasil, abrigando empresas nacionais, internacionais, de pequeno, médio e grande porte. Além disso, é a cidade que nunca dorme, sendo que é aqui que tudo acontece. Localizada no estado mais populoso do país, a capital é sinônimo de luxo, ainda que seja muito comum encontrar o outro lado desse extremo. Hoje em dia, a média do metro quadrado em São Paulo é de R$9.366,00 e os bairros mais valorizados e com melhor estrutura são Cidade Jardim, Jardim Paulistano, Ibirapuera e Jardim Europa.
Florianópolis, Santa Catarina
Por mais que seja uma Ilha, Florianópolis conseguiu se desenvolver com maestria, sendo considerada o Vale do Silício da América Latina. Inclusive, inovação e modernidade são regras claras na Ilha da Magia, sendo uma das cidades mais inteligentes e conectadas do país. Como consequência, conta com ótima estrutura, qualidade de vida e segurança, e o valor médio do metro quadrado era de R$7.027,00 em 2020. Os bairros mais luxuosos são Jurerê Internacional, Agronômica, Jurerê, Campeche e Lagoa da Conceição.
Então, agora que você sabe quais são as cidades mais luxuosas do Brasil, pode analisar com maior profundidade aquela que deseja investir, morar ou ambas opções. Uma boa dica, principalmente para quem é leigo no assunto, é optar por cidades em expansão e com boa qualidade de vida, visto que a valorização se torna ainda maior. No entanto, não podemos deixar de ressaltar aqui a importância de uma imobiliária. Afinal, com sua experiência de mercado irá compreender suas necessidades e desejos para assim orientar na escolha ideal.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.