É fato que realizar a instalação de banheira de hidromassagem ou SPA é um investimento em qualidade de vida. Afinal, quando usada regularmente, ela promove diversos benefícios para a saúde de nosso corpo e mente. Além disso, a peça também contribui para a valorização do imóvel, garantindo bons retornos caso queira disponibilizá-lo para venda ou locação. No entanto, para que ela tenha boa durabilidade e realmente promova todos esses benefícios, é fundamental realizar periodicamente a manutenção de banheira de hidromassagem. Afinal, pequenos detalhes podem influenciar na qualidade do banho, assim como no desgaste dos equipamentos, acessórios e até mesmo na aparência das peças.
Infelizmente, esse processo é negligenciado por muitas pessoas, que acabam ficando com uma banheira que não atinge sua capacidade máxima. Então, pensando nisso, preparamos para o post de hoje uma explicação completa sobre a importância da manutenção de hidromassagem.
Principalmente para quem quer maior qualidade de vida, as banheiras de hidromassagem são um ótimo investimento. No entanto, de nada adianta adquirir a melhor marca se você não tomar os devidos cuidados. Afinal, é melhor realizar manutenções periódicas e preventivas do que precisar gastar uma fortuna para corrigir um problema que, se tivesse sido identificado com antecedência, não causaria tanto estrago para seu bolso.
Além disso, com as manutenções periódicas você garante um funcionamento pleno da banheira de hidromassagem, visto que é comum com o tempo ela ir reduzindo sua capacidade máxima. Seja por sujeirinhas comuns que podem ir para os canos ou por falta de limpeza adequada, a banheira pode não funcionar da mesma forma que costumava. Por isso, realizar a manutenção correta irá garantir maior capacidade e promover banhos ainda mais relaxantes.
Não podemos deixar de lembrar ainda que a manutenção de banheira de hidromassagem é essencial para garantir a durabilidade da peça. Isso porque, como falamos, é comum acumular algumas sujeiras ou até mesmo ocorrer o desgaste de certas peças. Mas, se optar por realizar a manutenção você garante que tudo estará sempre novo, evitando que ela force mais do que realmente pode. Como consequência, a durabilidade aumenta, assim como o custo-benefício.
Ainda que seja importante contratar uma empresa especializada para realizar a manutenção de banheira de hidromassagem, existem algumas maneiras de garantir a durabilidade de sua peça. Confira:
Uma das principais diferenças entre uma banheira de hidromassagem e o SPA é que a primeira é enchida no momento de ser usada e logo após o término é esvaziada. Por outro lado, os SPAs suportam maior quantidade de água e por isso seus usuários costumam deixá-lo permanentemente cheio. Entretanto, é fundamental que nesses casos, a água seja tratada com produtos próprios e que controlam o aparecimento de algas, fungos e bactérias. O controle pode ser feito com kit de produtos próprios a fim de garantir a segurança e eficiência no tratamento. No entanto, lembre-se que não se deve utilizar nenhum tipo de produto a base de cloro ou que possua cloro na composição, pois pode danificar a superfície do SPA e das outras peças e equipamentos.
Ainda que a banheira de hidromassagem permaneça seca na maior parte do tempo, quando esvaziadas elas precisam ser limpas com os mesmos cuidados. É fundamental que a limpeza de ambas as peças não leve produtos fortes ou abrasivos ou que seja feita com materiais como palha de aço, sprays, água sanitária, desinfetantes à base de pinho ou qualquer produto que possua soda cáustica ou amoníaco na composição.
Para a limpeza diária o recomendado é utilizar apenas detergente neutro com um pano limpo, macio e levemente umedecido. Agora, caso for limpar apenas a poeira, use somente um pano ou toalha de algodão limpos e secos.
Riscos superficiais em sua banheira devem ser removidos com cera siliconada. Já para os apoios de cabeça, aposte em uma escova de cerdas macias ou pano umedecido em uma solução de água e sabão neutro. Uma vez ao mês utilize um silicone de limpeza (de preferência em gel) para aumentar a resistência à água, além de proteger contra o ressecamento causado pelos raios UV.
Por fim, alguns produtos podem amarelar ou manchar a banheira de hidromassagem com o tempo, assim como prejudicar seu acabamento. Por isso, mantenha longe os seguintes itens:
· Lâminas e objetos cortantes sob a superfície ou no interior;
· Produtos com soda cáustica ou amoníaco;
· Produtos abrasivos;
· Desinfetantes a base de pinho;
· Etc.
Então, agora que você sabe da importância da manutenção de banheira de hidromassagem, já pode tomar os devidos cuidados com sua peça. Lembre-se de realizar manutenções periódicas com uma empresa especializada e assim garantir o pleno funcionamento, assim como aumentar sua durabilidade.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Torquato Tec. Sua empresa de manutenção e instalação de hidromassagem.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.