Na hora de mobiliar a casa ou apartamento que acabou de comprar com a imobiliária, é comum que as pessoas fiquem com algumas dúvidas, principalmente quando falamos do quarto. Afinal, é um ambiente íntimo e que precisa ser bem planejado, a fim de promover maior conforto, praticidade e beleza no dia a dia. Nesse sentido, muitas pessoas ficam divididas entre guarda-roupa ou cômoda, sendo que ambos são funcionais e bem interessantes para incluir no ambiente.
Contudo, a escolha irá depender de diversos fatores, como a quantidade e tipo de roupas que possui, como é seu dia a dia, qual o espaço disponível no ambiente, entre outros. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto e decidir-se de uma vez por todas, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
Entendendo mais sobre o guarda-roupa
Segundo especialistas, o guarda-roupa é uma peça de mobiliário alta, que tem como objetivo armazenar os mais diferentes tipos de roupas, sapatos e outros pertences, como malas, por exemplo, na parte superior. Além disso, esse móvel permite dispor as roupas em cabides no varão, assim como nas prateleiras e gavetas, geralmente na parte inferior, abrigando as peças que não precisam ser penduradas.
Sendo assim, podemos dizer que o guarda-roupa é um móvel muito útil, servindo não apenas para guardar as roupas. Contudo, para que ele realmente seja benéfico aos moradores, é importante dispor de um bom espaço no ambiente, pois caso contrário pode prejudicar a circulação das pessoas e deixar o quarto menor do que realmente é.
Vale lembrar ainda que são muitos os modelos de guarda-roupas disponíveis no mercado, com diferentes opções de abertura, portas, gavetas, nichos, prateleiras e outras facilidades. Além disso, também é possível escolher a cor, textura e estilo da peça que mais se adequa ao seu ambiente. Da mesma forma, existe a possibilidade de optar pelo móvel planejado e feito sob medida.
Portanto, o guarda-roupa é um móvel maior e com mais funcionalidades. Contudo, justamente por isso, dependendo do modelo, ele costuma ser mais caro que a cômoda.
Veja também: Telha trapézio em franca
Conhecendo as funcionalidades da cômoda
Por outro lado, a cômoda é uma peça mais baixa, com altura geralmente na cintura e com várias gavetas. Sendo assim, ela é mais utilizada para armazenar roupas dobradas, jogos de cama, acessórios e itens do dia a dia. Nesse sentido, por ser menor, ela oferece mais possibilidades de decoração, deixando o ambiente mais leve para receber objetos decorativos, como quadros, estatuetas, etc.
Então, a cômoda é mais indicada para pessoas que não tem tanto espaço ou não possuem muitas roupas que precisam ficar penduradas. Além disso, geralmente possui mais gavetas que o armário, sendo uma ótima pedida para quem quer mais espaço para deixar as peças dobradas.
Assim como acontece com o guarda-roupa, também existem muitas opções de cômodas para comprar, além de poder solicitar a fabricação à uma marcenaria. Contudo, ela tem um projeto mais limitado, visto que é feita somente de gavetas, não possuindo nenhum outro nicho, prateleira ou algo do tipo.
Projetos com cômoda e guarda-roupa
Devemos lembrar ainda que quem quiser, pode utilizar as duas peças no quarto, sendo que uma irá complementar a outra. Obviamente é necessário ter um bom espaço disponível para armazenar as duas mobílias, mas se esse não for um problema, com certeza a composição será bastante útil e prática em seu dia a dia.
Existem projetos que colocam a cômoda acoplada ao guarda-roupa, ao lado ou como um nicho central, sempre com o objetivo de otimizar o ambiente. Da mesma forma, é possível usar a cômoda separadamente em algum ponto do quarto, como próximo da cabeceira, funcionando inclusive como criado-mudo.
Guarda-roupa ou cômoda: qual é melhor?
Bom, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu as diferenças entre cômoda e guarda-roupa, as características básicas de cada um, além das recomendações. Sendo assim, é importante deixar claro que não existe um móvel melhor do que o outro, mas sim aquele que mais vai se encaixar em suas necessidades de espaço e preferências de uso.
Por exemplo, se você tem um quarto pequeno e poucas roupas, a cômoda pode ser a melhor opção. Afinal, é mais compacta e consegue armazenar muito bem as peças dobradas. Por outro lado, quem tem mais espaço e roupas que precisam ser penduradas, como camisas sociais, o guarda-roupa é a melhor indicação.
Devemos lembrar ainda que existe a possibilidade de incluir tanto a cômoda quanto o guarda-roupa em seu quarto, desde que você tenha espaço sobrando e isso não atrapalhe a circulação no ambiente. Afinal, as peças são complementares e podem muito bem ser usadas em conjunto.
Dessa forma, você garante maior funcionalidade e praticidade para seu dia a dia, além de otimizar os espaços e poder armazenar suas roupas e pertences de forma mais inteligente e dinâmica.