É fato que as casas e apartamentos hoje em dia estão cada vez menores, sendo necessário ter um bom planejamento, a fim e otimizar os espaços e aproveitar ao máximo o imóvel que acabou de ser adquirido com a imobiliária. Nesse sentido, a sala é um dos ambientes mais utilizados pelos moradores e merece atenção especial quando falamos em sua decoração. Inclusive, muitos desejam ter uma poltrona, a fim de garantir conforto e aconchego no dia a dia, mas é comum surgir algumas dúvidas. Afinal, realmente é possível ter poltrona em sala pequena?
Bom, se quiser saber a resposta para essa pergunta, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
Posso ter poltrona em sala pequena?
Muitas pessoas não sabem, mas ter uma poltrona para sala pequena pode ser uma ótima opção, promovendo não apenas conforto, mas também funcionalidade e servindo como uma opção de assento extra, sem ocupar tanto espaço.
Um dos principais motivos para ter uma poltrona em sala pequena é o aconchego promovido, envolvendo quem está sentado nela como um abraço. Além disso, por mais que você já tenha um sofá, é fato que ele pode ser pequeno para acomodar seus convidados e a poltrona permite que todos tenham maior liberdade na hora de sentar.
Além disso, a poltrona é perfeita para momentos de relaxamento, seja lendo um livro ou apenas descansando, visto que acomoda o corpo, dando suporte para a cabeça, braços e pescoço.
Vale lembrar ainda que no sofá, as pessoas ficam todas viradas para a mesma direção, mas com a poltrona você cria um fluxo melhor entre os indivíduos, facilitando a conversa e socialização.
Por fim, existem muitos tipos de poltronas disponíveis no mercado, com diferentes estilos, cores, tamanhos e designs. Sendo assim, ela traz maior personalidade ao ambiente, deixando-o ainda mais interessante visualmente.
Como escolher a poltrona para sala pequena?
Por mais que não seja difícil escolher uma poltrona para sala pequena, é necessário tomar alguns cuidados e ter atenção em certos pontos. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar nesse processo:
Observe os braços e encostos
Um dos pontos mais importantes é observar se a poltrona tem encosto e braços, pois em uma sala pequena, esses elementos podem ser bastante inconvenientes, ocupando mais espaço do que deveriam e até mesmo atrapalhando a circulação. Por outro lado, o encosto pode fazer com que o cômodo pareça mais apertado do que realmente é, ocupando visualmente mais espaço.
Pés para dentro
Outro detalhe importante e que facilmente pode ser esquecido são os pés da poltrona. Portanto, se você tem uma sala pequena, o ideal é que os pés do móvel estejam para dentro, em vez de projetados para fora, no estilo tradicional de quatro pernas. Por mais que pareça pouco, o espaço ocupado pelos pés pode atrapalhar a passagem no dia a dia.
Prefira menos volume
Poltronas muito volumosas devem ficar fora de cogitação, pois exigem mais espaço e não necessariamente são mais confortáveis. Um bom exemplo é a famosa poltrona Acapulco, que mesmo não possuindo estofamento, é uma das mais confortáveis que existem no mercado.
Considere os modelos mais modernos
Outra dica para acertar na escolha de sua poltrona é optar por modelos mais modernos, pois são mais clean e com formas lineares. Sendo assim, ao mesmo tempo que são bonitas, elas também são extremamente funcionais e confortáveis. Por outro lado, poltronas clássicas possuem detalhes em excesso e são mais robustas, ocupando, consequentemente, mais espaço.
Pense no uso
É importante pensar para que irá utilizar a poltrona. Por exemplo, se ela será voltada para leitura, deve ser mais aconchegante do que o móvel que será utilizado apenas socialmente. Contudo, isso não significa que você precisa de uma poltrona reclinável, pois basta optar por um modelo confortável e mais minimalista.
Estilo de decoração
De nada adianta a poltrona ser confortável e funcional, se não estiver em harmonia com o espaço em que será colocada. A boa notícia é que existem muitos modelos disponíveis no mercado e você com certeza irá encontrar aquela que mais se encaixa no tipo de decoração do ambiente.
Considere investir somente na poltrona
Por fim, se a sua sala for muito pequena, é possível eliminar o sofá e ficar somente com a poltrona, sendo que essa é uma tendência cada vez mais utilizada. Dependendo do caso, sua sala se torna muito mais confortável e funcional com uma dupla de poltronas bem escolhidas.
Então, agora que você sabe que pode ter poltrona em sala pequena e como escolher a sua peça, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, escolhendo a poltrona não apenas de acordo com o tamanho do ambiente, mas também considerando o estilo de decoração. Afinal, ela precisa harmonizar com o cômodo, a fim de garantir elegância e sofisticação.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos como este!