A cozinha é um dos principais ambientes do apartamento, pois além de servir para o preparo de refeições, também é o local onde as pessoas costumam acomodar os convidados, especialmente nos dias de hoje com o conceito aberto em alta. Inclusive, muitos que procuram um imóvel com a imobiliária, priorizam residências com esse tipo de configuração.
No entanto, é comum que também decidam mudar algumas coisas na decoração, especialmente em relação aos armários. Isso porque, mais do que peças funcionais, eles também contribuem com a decoração do ambiente.
Mas, sabemos que escolher os armários da cozinha não é algo simples, sendo necessário considerar diferentes questões. Por isso, pensando em te ajudar e dar algumas ideias, preparamos o post de hoje com dicas de como escolher os armários da cozinha. Vamos lá?
- Tenha um orçamento definido
Ter o orçamento pré definido na hora de escolher o armário da cozinha faz total diferença, tanto em sua tranquilidade quanto na estética. Sendo assim, faça um planejamento e saiba o quanto pode investir, considerando não apenas os armários, mas outros itens, como eletrodomésticos e utensílios. Com isso, poderá focar naquilo que realmente se encaixa em sua realidade.
- Considere o layout da cozinha
Outro ponto importante é o layout da cozinha, ou seja, como será a disposição de cada item, considerando a localização de tomadas, pontos de água e interruptores. Sendo assim, nossa dica é tirar todas as medidas do ambiente e fazer uma planta em forma de esboço para incluir e anotar onde estão cada um desses detalhes. Dessa forma, poderá criar um projeto muito mais prático e funcional.
- Preze pela funcionalidade e conforto
O armário da cozinha é um item que será utilizado todos os dias pelos moradores. Por isso, é primordial que ele ajude na rotina em vez de atrapalhar. Sendo assim, considere a altura adequada, quantidade de nichos, prateleiras e gavetas, etc.
- Analise o estilo de decoração
Na hora de escolher o visual dos armários, é fundamental que você tenha um estilo de decoração para servir como direção. Caso contrário, provavelmente sua cozinha será uma verdadeira bagunça visual, com muitos estilos misturados e pouca sofisticação.
A boa notícia é que existem vários estilos, como o rústico, moderno, industrial, retrô, vintage, clássico, entre outros. Sendo assim, você com certeza irá encontrar uma opção que se encaixe em seu gosto pessoal.
Existem vários tipos de materiais que podem ser usados na fabricação dos armários de cozinha. Conheça abaixo os principais e entenda qual deles mais se encaixa em suas necessidades, demandas e perfil:
Madeira
A madeira maciça é um dos melhores materiais para o armário de cozinha, visto que é extremamente resistente e durável. Contudo, é importante manter o armário protegido com verniz e outros produtos, além de ter valor mais alto quando comparado com outras opções.
MDF e MDP
Esses dois materiais são os mais utilizados na fabricação dos armários de cozinha. Ambos são produzidos com fibras de madeira compactadas, sendo que o MDF é usado nas portas e fechamentos e o MDP na parte interna nos móveis planejados. Já nos modulados, o MDP é usado em praticamente todo o armário, sendo menos resistente.
Aço
Os armários de cozinha em aço, principalmente o escovado surgiram para conquistar quem preza por ambientes modernos e práticos no dia a dia. O visual é super contemporâneo, além de ser fácil de limpar e com alta durabilidade.
Laca
A laca é um tipo de acabamento que pode ser usado nos armários da cozinha, promovendo um resultado fino e bastante sofisticado ao ambiente. Contudo, ela é mais delicada, podendo manchar e riscar com facilidade. Sendo assim, não é indicada para áreas em que a utilização de objetos cortantes e perfurantes é constante.
Vidro
O vidro é um material sinônimo de elegância e modernidade. Contudo, deve ser usado com cuidado, pois suja e mancha com facilidade. Além disso, é um material mais caro.
Melamínico
Por fim, esse material é usado para revestir os móveis de MDF e MDP, com cores e texturas variadas. Ele pode ser de dois tipos: AP, mais resistente e durável, e BP, que pode desbotar com facilidade.
- Prefira os móveis planejados
Por fim, mas não menos importante, se puder, invista nos móveis planejados em vez de peças prontas. Isso porque, eles são projetados exatamente para seu espaço, aproveitando todos os centímetros disponíveis e contribuindo de forma significativa para a praticidade no dia a dia. Além disso, são personalizados de acordo com as cores, estampa e funções que você desejar.
Então, agora que você sabe como escolher os armários da cozinha, já pode colocar nossas dicas em prática e dar início ao seu planejamento. Não se esqueça de conversar com profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores, pois assim terá um ambiente totalmente personalizado, adequado às suas necessidades e demandas, sem deixar de lado a praticidade e sofisticação.