A adolescência é uma fase de grandes mudanças na vida de qualquer pessoa, já que é nesse período em que o ser humano deixa de ser criança para, enfim, virar adulto. Além das variações hormonais e alterações no formato do corpo, o jovem também tende a ter uma opinião forte sobre o que ele gosta ou não.
Dizer isso é importante porque, na hora de decorar um determinado cômodo, é necessário conhecer melhor os gostos, a personalidade e o estilo de quem vai habitá-lo. A decoração, por sua vez, perpassa escolhas que vão desde as cores presentes na pintura até o tipo de cortina para quarto que será usada.
Fazer tudo isso com o aval do adolescente é fundamental, pois garante a sua individualidade, independentemente do gosto dos próprios pais. Sendo assim, selecionamos algumas dicas quanto às tendências de decoração para o quarto de um teenager.
Escolha dos móveis e das cores: começando pelo básico
O primeiro passo ao decorar um ambiente é saber qual será a sua função. Em se tratando de um quarto para adolescente, é preciso que o espaço possa abrigar uma cama de solteiro, um guarda-roupa ou armário e uma mesa de estudos. Essas são as peças básicas para um cômodo assim.
Claro que, a depender da área, dá para acrescentar outros itens, como um painel com televisão, uma cômoda e até um espaço com puffs para receber os amigos da escola. Isso também deve considerar o estilo de vida do indivíduo em questão. Respeitar limites é algo primordial, especialmente na juventude.
Depois, vale a pena considerar quais as cores que deverão fazer parte da estética do quarto. A dica aqui é buscar por tonalidades neutras como base, a exemplo do branco, cinza e bege, deixando as cores mais fortes e vibrantes para os detalhes — evitando que haja um excesso de informações e um cansaço visual.
Tipos de decoração para se inspirar
Minimalista
Aqui o menos é mais, portanto, nada de excessos. Na decoração, isso significa cores neutras e composições mais básicas. Apesar da quantidade de peças ser menor, a organização também é indispensável. Aposte em composições que mesclam o tradicional preto e branco.
Romântico
Em contrapartida, há quem prefira um estilo de quarto mais romântico, apelando para tons próximos do rosa e lilás, sem falar da escolha de móveis mais clássicos e com uma pegada mais vintage. É uma opção e tanto para quem curte essa vibe mais sentimental.
High Tech
Já pensou abrir a porta do quarto e entrar num universo futurista, com luzes neon e afins? Esse é o estilo visual do cômodo estilo high tech. Para adolescentes que adoram esse mundo das novas tecnologias e dos games, pode ser uma ótima pedida.
Musical
Por outro lado, há adolescentes que desenvolvem habilidades como tocar um instrumento. Nesse caso, a decoração pode ser voltada para a questão musical. Por exemplo, um violão pode ser usado como peça de destaque, assim como dá para usar papel de parede ou adesivos com o formato de notas musicais nas paredes.
Esportivo
Se o seu adolescente for do tipo “amante dos esportes”, é possível pautar a decoração por esse viés. Aqui é interessante partir de elementos que estejam associados ao seu esporte preferido, seja futebol, tênis, vôlei ou basquete, seja na estampa do papel de parede ou no formato dos objetos decorativos.
Pop art
Também dá para escolher um estilo totalmente irreverente e, é claro, jovem, como o pop art. Nele, colagens, frases de efeito, citações, fotografias de pessoas famosas e uso de cores fortes é preponderante. Analise se esse estilo tem a ver com o seu filho e dê a ele a possibilidade de escolher o que mais lhe chama atenção.
TAB Imóveis. Sua imobiliária em Itajaí.